quarta-feira, 9 de junho de 2010

Acende o farol, cacete!!!

Verdade seja dita: na autoescola pouco se aprende.

A grande maioria das pessoas que se propõem a sentar no banco de uma sala de aula e, mais à frente, de um automóvel, já tem ao menos uma noção do que é dirigir um veículo. Muita gente só vai mesmo em busca da carteira de habilitação. O que é uma pena, porque saem de lá apenas - e tão somente - com a dita cuja e sem a mínima noção do perigo que é dirigir o raio de um carro.

De pouco adianta marcar presença com digital e ter aulas obrigatórias à noite. O que se quer, na verdade, é apenas um pedaço de papel para satisfazer o guarda na abordagem.

A gente só percebe que o banco da autoescola não serviu pra nada - para determinadas pessoas – quando presenciamos um acidente ou então, quando somos protagonistas involuntários de um.

Dia desses tive o desprazer de entrar duas vezes debaixo de um caminhão velho, velho – pensa num caminhão velho –, quando fazia uma conversão para entrar na rodovia.

Vou tentar descrever:
Olhei de um lado... nada.
Olhei do outro... menos ainda.
Fui.... me estrepei (tipo desenho do coiote, antes de atravessar o trilho de trem).

Bati na cabine do caminhão, os dois pneus dianteiros de meu carro estouraram e eu voltei pra debaixo do bitelo.

Resumo: tadinho de mim.

Vários fatores contribuíram para o acontecimento, no entanto, o mais grave de todos foi o maldito farol do caminhão que estava a-pa-ga-do, em plena noite do mês de maio.

Depois desse episódio passei a observar a displicência de alguns motoristas em relação ao uso do farol. Muita gente acende apenas as lanternas, aquelas que só indicam as dimensões do carro.

Fui tirar a dúvida com uma amiga, instrutora de autoescola. Ela me disse que o uso do farol baixo é o-bri-ga-tó-ri-o, mesmo de dia, porque serve como sinal de alerta e à noite, além de proporcional às antas (o adjetivo é por minha conta), uma melhor visibilidade, ainda permite que o outro veículo que vem no cruzamento perceba a aproximação antes do carro chegar.

Simples assim.

Fica o alerta: Não faça com Tim Maia. Acenda o farol, antes mesmo do pneu furar.




E digo mais... Em alguns casos, aulas de natação são bem-vindas.
http://bit.ly/atC37e

Nenhum comentário:

Postar um comentário