segunda-feira, 14 de junho de 2010

Mais do mesmo

Não me surpreende ver estampado no site www.r7.com, da Rede Record de Televisão, que os programas do Gugu e Domingo Espetacular ficaram em 2º lugar no Ibope, neste domingo 13/6. Me impressionaria saber que em um Brasil de Reboleixon, uma programação decente ocupa as primeiras colocações na audiência. O primeiro lugar ficou, é claro, com a toda poderosa Globo.

O domingo frio me deu a oportunidade de não cumprimentar ninguém com bom dia. Minha primeira hora acordado já passava das 12h. Diante da falta de compromissos pré-agendados me dei ao “luxo” de permanecer em frente à TV por quase todo o dia, alternando entre o controle remoto e umas escapadelas até a geladeira, ou melhor, até o microondas, porque com esse frio...

Tudo começou com Alemanha X Austrália. Eu, por não possuir TV a cabo fiquei refém da Globo e Band. Na primeira tínhamos Galvão Bueno e Casagrande: intragáveis; na segunda, Luciano do Valle e Neto. Pelo locutor até que valia a pena, mas os comentários do caipira metido a sabe-tudo são simplesmente inaudíveis. O negócio foi optar pela qualidade da imagem global e baixar o volume.

Mais tarde, a inércia da fria preguiça me apresentou a menina dos dedinhos, que troca as sílabas tônicas da maioria das palavras que pronuncia – por exemplo, ao tentar dizer “uma surpresa, diz: umá supresa. Eliana até que tenta, mas sua performance como apresentadora é tão previsível que, por mais que o SBT inove seu programa, o efeito é: quem viu um, viu todos.

Sobre o Faustão me recuso comentar, me atenho apenas a dizer: socorro!!!

Mas voltemos à segunda colocada no Ibope. O homem da dança dos passarinhos envelheceu mil anos na Record (e aqui fica uma pergunta: será que o maquiador do SBT era melhor?), sem contar que seu programa é um “mais do mesmo”. Quem é que não lembra do programa “Curtindo uma viagem”, onde jovens disputavam uma gincana e acumulavam milhas que davam direito a um passeio? Pois é. Um dos quadros de seu programa atual é exatamente isso, com alguma maquiagem, tão perceptível quanto a do apresentador.

Você já deve ter ouvido a frase: de boas intenções o inferno está cheio. Pois o genérico do Fantástico, o tal do Domingo Espetacular, até que tem boa intenção e ainda conta com o grande Paulo Henrique Amorim, este sim, espetacular, mas o jornalístico se resume a poucas matérias produzidas pela casa e se torna um tédio com as agências de notícias e seus já manjados vídeos de perseguições policias nos EUA e assaltos a lojas de conveniência, gravados por câmeras de segurança (com imagens repetidas exaustivamente).

Acho uma ofensa aos indígenas, denominarmos como “programa de índio”, ficar à frente da TV no domingo. Penso que os índios têm e fazem coisas muito mais interessantes, do que dar audiência às (inéditas) reprises dos programas que só mudam de emissora.

http://bit.ly/9WBiZV

Nenhum comentário:

Postar um comentário