quarta-feira, 30 de junho de 2010

Adivinha quem vai pagar (de novo) a conta?

É impressionante a capacidade do governo de repassar a conta para o contribuinte. Eu acabo de ser informado que a partir de 1º de julho, os pedágios das rodovias paulistas serão reajustados. Pra cima, claro.

Os valores já são absurdamente altos e vão aumentar novamente. Corri pra internet em busca de informações mais apuradas e me deparei com o estrago: aumentos que variam entre 4,17% e 5,21%, dependendo de quando a estrada foi entregue à iniciativa privada.

Bom, não vou me meter a analisar porcentagens, contratos e índices de aumento, porque tenho plena consciência de minha ignorância nesse quesito; mas quando se trata de gastar mais dinheiro com um produto que eu sou obrigado comprar, aí me sinto na obrigação de falar. Infelizmente acho que é tudo que posso fazer, por enquanto.

Vejamos um exemplo que me deixa irado: o Rodoanel Mário Covas foi construído com dinheiro público. Com o meu, o seu, o nosso dinheiro e mesmo antes de ser fincada a primeira estaca que deu início à obra, o então governador, que foi homenageado dando nome à rodovia, já garantia que não pagaríamos pedágio para circular por ela.

E ele tinha razão, pois seria o mesmo que comprar uma um produto.. sei lá... um sapato, por exemplo e, cada vez que fosse calçá-lo, tivesse que pagar novamente para usar.

Aí veio o Senhor Geraldo Akmin e terceirizou o negócio para a iniciativa privada. Ou seja, temos de pagar pedágio para andar no que é nosso. Um absurdo. E isso para ficar apenas no Rodoanel, porque ainda tem a Rodovia dos Imigrantes e coisa e tal.

Já que, no momento, nada podemos fazer para reverter a situação, o negócio é:

1º - pagar e ficar quietinho (aqui está a tabela de aumento http://bit.ly/cWqHIm).

2º - não se esquecer disso nas próximas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário